0

sábado, 29 de janeiro de 2011

Como saber quando alguem esta mentindo?

Segundo Christopher Walken (a la true romace), "um homem tem 17 pantomimas e uma mulher tem 20." Muitas vezes há pistas e sinais que alguém esta mentindo. Mas antes de ficar magoado lembre-se também pode haver razões compreensíveis para a mentira.
Preste atenção na linguagem corporal em algo que possa indicar que a pessoa está mentindo, como não olha nos olhos quando fala com você, estiver inquieto, agindo nervoso ou desconfortável.
Ouça as incoerências em que a pessoa lhe diz como histórias diferentes em dias diferentes, tempos diferentes, erros na lembrança de detalhes ou a mistura de detalhes.
Observe se a pessoa resiste em responder a quaisquer perguntas. Defensiva extrema poderá significar que ele ou ela está tentando esconder algo.
Observe se a pessoa te acusa de mentir ou enganar quando você não fez. Isso pode ser próprio comportamento da outra pessoa subjacente, que ele ou ela está projetando em você ao invés de projetar nela mesma.
Ouça a sua intuição. Você pode saber que a pessoa esta mentindo. Mas se você não tem certeza, não tire conclusões precipitadas, como tentar obter alguma evidencia simplesmente para provar o seu palpite.
Considere perguntar diretamente se a pessoa mentiu para você. Muitas pessoas se sentem mal em ter sido apanhado na mentira a ponto de ficarem aliviados podendo então ser confessar e pedir desculpas.
Tente ser compreensivo, tente ouvir as razões para essa pessoa mentir. Ele (a) não estava tentando feri-lo? Ela (o) tinha medo que você ficasse com raiva, triste ou desapontado?
Olhe para o seu possível papel em ter alguém mentindo pra você. Você é alguém que fica bravo ao ouvir uma verdade que alguém sente por você? As pessoas se sentem bem em ser honesta com você? Ou você não deixa ninguém opinar na sua razão?


Links do ocioso confiram