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segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Metodo de animação (breve descrição


Toda animação no Max começa pelo Botão Animate. Ele avisa o Max para criar uma chave em determinados ponto da linha de animação que é denominado de Key Frame. Esta chave representa o estado transformacional (posição, rotação e escala)de qualquer objeto em um determinado ponto no tempo.Todas as mundança em uma propriedade de objeto ocorridas ao longo do tempo são representadas por uma chave. Isso é feitomediante a criação de uma chave em uma linha de tempo para cada alteraçãofeita no objeto.Quando os objetos mudam (Criando diferentes chaves) em quadros diferentes ao longo de uma linha de tempo, você tem um objeto que muda (de uma ou mais formas) ao longo de um determinado tempo.Essa é a base do processo de animação. Portanto, o exemplo mais básico de animação é começar com um objeto no quadro 0,mover-se para uma quadro diferente de zero (por exemplo, quadro 20),ativar o botão animate e mover o objeto para uma posição diferente oualterá-lo de alguma maneira. O Max preenche todas as posiçõesintermediárias do quadro 0 a 20 para dar a impressão de que o objetoesta se movendo de um local ao outro.



A figura acima mostra o Trackview, que é o responsável por todo o controle de animação no 3D Studio MAX. As bolinhas representam os Keyframes. Essas chaves são adicionadas a cada novamovimentação de um objeto no tempo de animação
Na verdade, o Max oferece mais de um método que automatiza sua animação com quadroschave:Um método automático e outro manual. O Botão Animate é o método automático onde o max insere instantes as chaves necessárias para representar as alterações feitas na sua cena.Mesmo se você selecionar e alterar mais de um objeto ao mesmo tempo, o max irá inserir chave individuais.Contudo, há momentos em que você mesmo vai querer inserir suas próprias chaves. O Max permite que você faça extamenteisso na janela do visor alternativo Track. A Janela Track exibe alinha de tempo da sua animação. Nessa Janela, você manualmenteinsere um chave em qualquer quadro ao longo da linha de tempopara registrar o estado de qualquer objeto daquele quadro emparticular. Na maioria dos projetos de animação, você deixa o Max criar os movimentos iniciais com o botão Animate, em seguida faz os ajuste precisos dos movimentos através da edição ecriação de chaves na janela Track.Mas isso éassunto pra depois ate lá.