0

sexta-feira, 25 de março de 2011

facebook - como esta seguro ?

Os dois últimos digamos que esquemas de segurança do facebook introduziu duas aplicações ao Facebook que nos ajudam a por alerta contra ameaças no Facebook, especificamente aqueles encontrados
em seu mural ou feed de notícias. Hoje vamos apresentar algumas dicas para protegê-lo e também vamos dar uma



olhada nas configurações de privacidade do Facebook. Minha intenção não é desencorajá-lo de usar o Facebook, mas incentivá-lo a entrar de maneira sábia e reavaliar suas atividade e configurações.  


Os números Facebook
 
Facebook publica regularmente estatísticas sobre o número de usuários, linguagens, aplicações e afins. A empresa identifica um usuário ativo como aquele que loga no sistema pelo menos uma vez por mês. As últimas estatísticas encontraram mais de 500 milhões de usuários ativos, com mais da metade delas usando o Facebook em um determinado dia. 30.000 milhões de bits de informação são compartilhados a cada mês e incluem: links, posts, notícias e fotos. Os usuários do facebook instalam 20 milhões de aplicativos todos os dias. Não há dúvida de que esses números são bastante impressionantes e apontam para o sucesso do Facebook. O que eles apontam tambem é para a parte desagradavel que é o grande potencial de vigaristas para atingir esses milhões de pessoas. Há também o risco real de que suas configurações de privacidade podem estar sendo compartilhada com mais pessoas do que você pensa.


Facebook configurações de privacidade

Cada usuário do Facebook tem a opção de ajustar as configurações
de privacidade até que cumpram com o seu nível de conforto. Existem configurações de privacidade padrão embora e é importante
saber quais são. Este post não pretende ser uma revisão
exaustiva destas definições, mas sim uma oportunidade para você
se familiarizar com eles. Para acessar as configurações de privacidade, você deve entrar no menu da sua conta no facebook.


Abaixo estão as configurações de compartilhamento padrão aplicada a qualquer perfil novo no Facebook. Na minha opinião, estas são muito abertas e provavelmente mostrará um alerta depois de algo potencialmente sensível ser postado.

Felizmente, você pode personalizar cada uma dessas configurações
de privacidade para atender às suas necessidades. Abaixo está
um exemplo de como se poderia definir melhor as configurações
de acordo com seu nível de privacidade.


Se as configurações de privacidade padrão
(todos, amigos e amigos dos amigos) não são suficiente, você
pode optar por personalizar cada configuração de privacidade individualmente. Isso permite que você escolha especificamente o que seus amigos do Facebook deve ou não ter acesso.


Este nível de personalização não se aplica apenas às configurações de privacidade, mas também pode ser configurado para fotos, álbuns de fotos e atualizações.

Quanto mais você usar o Facebook, o mais provávelmente
você vai permitir que alguns aplicativos tenha acesso ao seu perfil. Eu acho que é uma boa idéia rever a lista de aplicativos que você
permitiu acesso, já que é também provável que muitos deles vão ser abandonadas ou esquecidas ao longo do tempo. Sendo este o caso, há pouca razão para que mantenham qualquer acesso ao seu perfil. Para podar as aplicativos que têm acesso ao seu perfil, você visita a pagina configurações de privacidade seleciona Editar as configurações na seção Websites e aplicativos.


Ela vale bem o seu tempo para analisar e compreender as diferentes
configurações de privacidade que oFacebook disponibiliza. Eu recomendo que você verifique suas configurações de uma vez a cada alguns meses para confirmar se as coisas estão como você os deixou e para ver se algo novo foi acrescentado que deva exigir a sua atenção.
Eu também recomendo o BitDefender SafeGo app, que rever
suas configurações de privacidade e exibe um facil medidor de
privacidade.



Torne o Facebook seguro

Não demorou muito depois que você entrar no Facebook
para você começar a procurar por amigos, colegas de trabalho ou
antigos colegas. A média de amigos de usuários do Facebook é
130 amigos e, dependendo da atividade de seus amigos isso poderia resultar em um feed de notícias relativamente movimentado, que sem dúvida contêm links para sites, vídeos e muito mais. Como o número de seus amigos continua a crescer o potencial de um golpe ou link malicioso é muito grande. É por isso que você deve considerar um aplicativo ou dois para ajudar a mantê-lo livre de ameaças, enquanto usa o Facebook.

O BitDefender montou um utilitário que fornece não apenas a notificação adequada a você, mas também pode avisar o amigo que possa ter postado a ameaça. Safego também forneceu uma maneira de limpar a ameaça. Finalmente, você também pode usar SafeGo para ficar de olho em suas configurações de privacidade. Este aplicativo é extremamente útil.

Outra ferramenta vale a pena considerar é Defensio .
Defensio é alimentado pela Websense e inclui um foco no Facebook. Defensio parece funcionar muito como BitDefender SafeGo, mas tem a capacidade de escala para usuários empresariais. Defensio é capaz de não apenas acompanhar spams e links maliciosos, mas também pode monitorar a profanação. 


Enquanto o site Defensio aparece vivo e bem, vale a pena notar que a página do Facebook é desprovido de qualquer atualizações recentes e no moral tem comentários de alguns usuários bastante insatisfeito.


Conclusão


O Facebook pode ser divertido. Muitas vezes, é muito bom encontrar com os amigos e conhecidos. O que não é tão bom é encontrar SPAM ou links maliciosos em seu mural ou feed de notícias. Pior ainda, se tivessem acesso a alguma informações que pudesse ser prejudicial ou embaraçoso. Faça um favor e tornar-se intimamente consciente das configurações de privacidade do Facebook e seu uso. Talvez mais importante é estar plenamente consciente do que está a partilhar informações com quem você não conhece. 

Se o que você está prestes a postar no Facebook não é algo que você deve compartilhar verbalmente entre amigos, talvez seja
melhor não ser postado.



Gostou? Então da uma forcinha ai: