0

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Depois de 25 anos, selando Chernobyl


Bem chega o 25º aniversário do colapso no núcleo e no reator nuclear de Chernobyl. Com tanto anos passados o local ainda requer um cuidado enorme para que o restante do material nuclear não escape.





Poucos meses depois do acidente, funcionários colocar um invólucro de concreto chamado de "sarcófago"sobre o reator, mas a estrutura foi mostrando sinais de desgaste desde então.
 A estrutura de suporte de metal amarelo visível nesta foto foi adicionado para estabilizar o sarcófago, um processo que foi concluído há três anos para evitar que ele entre em colapso.


A estrutura de suporte de metal amarelo visível nesta foto foi adicionado para estabilizar o sarcófago, um processo que foi concluído há três anos para evitar que ele entre em colapso. Agora, os engenheiros financiado pelo Banco Europeu de Reconstrução e Renovação Urbana, com a contribuição da Comissão Europeia e países como os Estados Unidos, estão trabalhando em duas principais tarefas restantes (cerca de $ 1,8 bilhões foram levantados até agora). Liderados pelo consórcio Novarka, eles estão construindo novas instalações de armazenagem do combustível nuclear irradiado proveniente dos outros reatores no local.



Segundo a empresa Novarka trata-se de uma das obras mais complexas, que constitui-se em criar um selo que vai sobre o sarcófago rachado. Em um local adjacente, os trabalhadores estão construindo as bases para uma estrutura de aço de 100 metros de altura que será deslizou no lugar para selá-lo por fora, até que o reator possa ser desmontado, em cerca de 100 anos. É mole!!

A base em concreto armado para esta estrutura, chamada de Novo Confinamento Seguro, é visível no primeiro plano da foto. A vala de cascalho a direita faz parte da trilha que será usada para deslizar a estrutura enorme sobre o sarcófago.


Mais imagens do obra Chernobyl que agora esta se preparando para ser selada.








Gostou? Então da uma forcinha ai: