0

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Iran constroi dois novos supercomputadores

O governo do Irã afirmou que desenvolveu dois novos supercomputadores poderosos o suficiente para ganhar posições na lista Top500 dos sistemas mais poderosos do mundo.




O anúncio dos supercomputadores que foi feito quarta-feira, está sendo tratado como um grande negócio no Irão e envolve importantes autoridades do governo iraniano, incluindo o presidente Mahmoud Ahmadinejad. No entanto estes dois sistemas ainda estão muito, muito longe da superioridade dos que estão no topo da lista como é o caso da China.

Ahmadinejad discutiu este projeto, através de uma videoconferência com representantes das duas universidades onde esses sistemas foram instalados, de acordo com relatórios do governo.
Mas todas afirmações no entanto ainda não pôde ser verificada. Pode muito bem ser uma farsa ou uma tentativa de demonstra valentia após o worm Stuxnet que atingiu seus sistemas de controle nuclear.
Se o Irã quer que os seus sistemas seja incluso na lista Top500, terá de executar o alto desempenho Linpack Benchmark e apresentar os resultados. Coisa que ainda não aconteceu pois o Iran até agora não apresentou nada de acordo com uma lista oficial.

 
Gostou? Então da uma forcinha ai: